Você sabe com quem está falando?

Claudiana Costa

Relações Públicas, especialista em mídias digitais, marketing e gestão cultural

Sócia CI Comunicação Inteligente


Ei, você, empreendedor, dono de uma marca negócio, gestor, sonhador e batalhador, você sabe com quem está falando? Muitos podem se perguntar porque algumas ações de comunicação dão certo e outras não. Bem, cada caso é um caso e essa pergunta pode ter milhares de respostas, mas um fator que é muito importante para avaliar: QUEM É O SEU PÚBLICO?


Cada empresa, instituição, negócio ao longo do tempo constrói o seu público, os seus relacionamentos e a sua identidade. O seu produto ou serviço gera na mente dos seus consumidores uma imagem forte que atende ou não suas expectativas. Você vende também experiências. Entender com quem se conversa é fundamental para uma comunicação assertiva e ações estratégicas com esses públicos certos trazem sim resultados significantes.


O consumidor mudou, o mercado também e entender isso é a forma mais coerente para desenvolver uma linguagem adequada e ter estratégias que levem ao cliente que está pronto para consumir o seu produto ou serviço. A comunicação não pode ser mais engessada. Ela precisa ser desenvolvida por meio de planejamento com estratégias e dinâmica. O cliente precisa se sentir único, como de fato ele é, e falar de forma massiva, atirando para todos os lados, não trará os melhores resultados.


É um desfio. Há inúmeras técnicas para isso que envolvem disciplina, planejamento, bom briefing, brainstorming, criatividade e por aí vai. Tudo isso deve estar alinhado com o que seu público espera de você. Isso vale para todos os segmentos de mercado, seja o público, o privado e o terceiro setor. Por isso, voltamos para a pergunta: Você sabe com quem está falando? Se não sabe, dedique um tempo a entender o seu cliente e suas necessidades e também, o que ele espera de você!